segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Lindo Skipper30 a Venda

Chegou a hora de crescer. É um caminho natural. Por isto estamos colocando nosso querido TINGUÁ à venda. O TINGUÁ é um Skipper30, como o nome diz um veleiro de 30 pés (9,15 m), projeto muito feliz do argentino Nestor Volker, construido pelo Estaleiro Skipper em Porto Alegre (Alvorada). Tendo tocado a água pela primeira vez em 19/01/2007.

 
 Indo para a água pela 1ª vez em 19/01/07

O Skipper30 é um veleiro marinheiro e rápido, de muito sucesso nas regatas, mas não menos competente como veleiro de cruzeiro. O Tinguá é uma versão mais "mansa", construido com foco na vela de cruzeiro, tem quilha mais curta (1,55 m de calado), uma opção de projeto, e menor área de vela mestra (retranca 40 cm mais curta e 15 cm mais alta, para permitir altura para bímini), mesmo assim é um veleiro rápido. Bem equipado com boiler, geladeira elétrica, maior quantidade de armários, rede 110V, carregador de baterias 110/220V, inversor de 700W, TV LCD, genoa com enrolador Profurl francês, dog house, bímini, lazy jack, bat vela. É muito espaçoso internamente e tem um grande cockpit.


Salão e camarote de proa do Skipper30

O valor de venda é R$ 247.000,00, incluindo bote de 2 m em Hypalon + motor de popa Honda 2HP 4 tempos e carreta de clube. O veleiro é guardado no seco no ICSC-Veleiros da Ilha, em Florianópolis.
Para contato utilize os fones 48-9982-1977 e 3334-8612 e o email LFLBELTRAO@GMAIL.COM.
Desde que o Tinguá nasceu mantenho um blog relatando toda sua história e outros assuntos ligados a náutica em www.veleirotingua.blogspot.com.
A seguir as características técnicas, memorial descritivo, fotos, enfim todos os dados.

 Características Técnicas


O Skipper 30 foi projetado, visando atender às necessidades de todos os velejadores que buscam conforto, segurança, qualidade e funcionalidade, sem abrir mão de um bom desempenho. Suas linhas são modernas e seu interior é o mais confortável da categoria.

Ideal para navegadas longas, comporta até 6 pessoas para pernoite, confortavelmente acomodadas. Isto porque, os dois camarotes isolados, na proa e na popa são tão espaçosos quanto o salão central, que acomoda mais duas pessoas em um beliche de casal. Tais camarotes possuem espaçosos armários.

O banheiro é completo e totalmente isolado, garantindo a total privacidade dos tripulantes, sendo ainda equipado com ducha com água quente pressurizada.

Sua cozinha é composta de 2 pias com água pressurizada, também com alimentação de água quente, possuindo ainda um fogão com forno e geladeira elétrica.

O Tinguá possui também, uma confortável mesa de navegação, de onde o navegador tem condições de acompanhar perfeitamente a movimentação no cockpit.

O seu interior é um dos seus pontos fortes. Com o pé direito de 1,85m, ele é além de confortável e funcional, muito bonito e bem acabado.


O barco tem ainda, espaçosos paióis alocados em toda a sua extensão e o paiol de ancora, na proa, para o fácil acesso do velejador.
 Abaixo as principais características técnicas do Tinguá. Maiores informações, como método de construção, tour virtual 360º, podem ser obtidas diretamente no site do estaleiro em http://www.skipper.com.br/skipper30/inicial.php.


Informações Gerais
Características Técnicas
Mastro fracionado em 9/10 Comprimento Total 9,15m
Estaiamento na borda Comprimento Linha D´água 8,00m
Quilha fixa, com bulbo Boca 3,20

Calado 1,55m

Deslocamento 3100Kg

Área Vélica 45,42m²


Memorial Descritivo


No descritivo completo do barco utilizamos cores diferentes para distinguir o que faz parte do barco pelo memorial descritivo do estaleiro (preço de tabela do barco) e o que foi acrescido posteriormente ou mesmo ainda no estaleiro, portanto pago à parte. Assim:

- em PRETO o barco pelo custo do estaleiro
- em AZUL CLARO o que foi adquirido a parte, mas instalado ainda no estaleiro 
- em AZUL o que foi adquirido e instalado após a saída do estaleiro

Casco

- casco em fibra com Gelcoat isoftálico, resina estervinílica nas primeiras camadas na linha d’água e resina poliéster nas demais e reforços de acordo com o plano de laminação fornecido pelo projetista
- pintura do fundo com três demãos de tinta epóxi
- pintura do fundo com tinta anti-incrustante (maio/2012 - entregue renovada)

Deck

-  convés em fibra confeccionado com gelcoat  isoftálico, resina poliéster e laminado com Divinycell aplicado a vácuo em toda sua extensão.
- banquetas, em ambos os bordos, em madeira instaladas nos guarda mancebos de popa
- dog house em tecido acrílico náutico Azul Pacífico com armação em aço inox, da Oceano Velas
- bímini em tecido acrílico náutico Azul Pacífico com armação em aluímínio, da Capotaria Bailly
- prolongador para ligação do dog house e bímini em tecido acrílico náutico, na mesma cor e com sistema de ziperes para fechamento, da Bailly
- fechamento lateral (safenas) no mesmo tecido e cor de ambos os lados com 80% em plástico flexível transparente para proteção de chuvas, da Bailly
- 04 almofadas articuladas em tecido impermeável náutico bege claro
 

Mastreação

- Mastro em perfil de alumínio, de 155mm X 95mm com 14,80m.
- trabalho de isolamento para evitar infiltração de água pelo mastro
- Retranca do mesmo perfil, com stoppers de riso e esteira.
- Dois pares de cruzetas em perfil próprio de alumínio.
- Estaiamento, esticadores de acordo com plano vélico.
- substituição do embuchamento das polias das adriças de nylon por bronze
- Biruta (Wintec)

Quilha

- Quilha de chumbo, com alma de aço, revestida externamente por laminação em fibra de vidro, em ferro fundido e bulbo em chumbo. Modelo curta com 1,25 m perfazendo calado de 1,55m

Leme

- Leme fixo, confeccionado com resina isoftálica, alma em aço inox e com material de flutuação.
- Extensão regulável da cana de leme Spinlock

Ferragens de manobras

-  Quatro Catracas Harken 2 velocidades (02 de 32 e 02 de 42), com self tailling
-  Seis Stoppers Spinlock
-  Mordedores Nautec.
Burro de mola
-  Redução para escota da mestra
-  Trilhos para regular ponto da genoa
-  Carros de genoa
Sistema "pé de galinha" para escota da grande
-  Pau de spinnaker, com fixação no mastro
-  Moitões catracas de retorno do balão
-  Redução para regulagem do stay de popa
-  Redução para regulagem do burro
-  Moitões diversos
-  Manilhas diversas
-  Engates rápidos
-  Cunhos
-  Adriças  na grande e na genoa
-  Barber para o balão, mais alças passadores e mordedores Harken para barber
-  Escada embutida para acesso à água
-  Suporte no guarda mancebo de popa para fixação de motor de popa
Banco em madeira, nos guarda mancebos de popa, para sentar
-  Enrolador de vela de proa Profurl (francês), com fácil retirada da "panela"
Foil com duas calhas para velas de proa 
- Duas manicacas flutuantes com trava

Velas

- Vela grande em Dacron especial importado North Sails nova (pouquissimo uso)
 - Vela grande em Dacron importado square dee, 2 rizos, da Sobstad (Argentina)
- Genoa 108% de enrolar em Dacron importado square dee com proteção UV, da Sobstad (Argentina)
- Genoa 108% para usar com enrolador ou sem em Dacron importado, da Quantum Sails (Argentina), pouco uso 

- Spinnaker assimétrico (balão) colorido em nylon .75 importado, da Sobstad (Argentina)



Motor

- Yanmar 3YM20 3 cilindros 21 HPs, com rabeta SD-20, waterlock Vetus, cerca de 1650 horas, etc.
- painel de comando novo instalado em Fev/15
- Tanque de combustível, em aço inox, de 100 litros, com duas tampas de inspeção para limpeza
-  Hélice Kiwi Propeller de 3 pás "feathering", com passo ajustável, importada da Nova Zelândia 

Instrumentos


- rádio VHF Raymarine 54 com DSC
- tridata (sonda, speed, log, temperatura água) ST-60 Raymarine
- wind ST-60 Raymarine
- bússola Plastimo
- piloto automático ST2000+ da Raymarine
- GPSmap Garmin 96SCx com cartas digitais CCDGold Full, suporte instalado na antepara     de entrada da cabine

- cd/dvd player
- TV/monitor tela plana colorida 19" AOC 12V, com ligação ao DVD player
- antenas de VHF/rádio com splitter
- antena de TV com booster 

Interior

-  Interior em fibra de vidro, laminado em peça única que também é estrutural, com coremat em panos maiores e em alguns poucos pontos que exigem maior espessura e rigidez. 

Camarote de proa

- Camarote Fechado, com duas portas bipartidas, que quando abertas, dão uma amplitude muito grande ao interior do barco. Quando fechadas, propicia um amplo espaço dentro do camarote, suficiente para que duas pessoas se movimentem livremente no seu interior, independente dos espaços da cama e dos armários
- Cama de casal em "V" com comprimento de 2,10m, sobre paióis guarda objetos, colchão de espuma com 10 cm espessura, densidade 33 e tecido aquablock, de alto padrão, próprio para este fim
- Prateleira ao longo das laterais na proa, sobre a cama em fibra de vidro com acabamento em madeira
- Dois armários maiores, em madeira com portas e venezianas, sendo um com cabideiro e outro com prateleiras

-Dois spots ajustáveis com leds
- Ventilador 12V 

Cabine central

- sala com 1,85m de pé direito, com sofá central, a bombordo, em formato de “L”, com mesa em madeira retrátil, com rosa dos ventos em marchetaria, que quando baixada forma mais uma cama de casal, encosto e assento em espuma com 14 e 10 cm espessura, densidade 33 e tecido aquablock, de alto padrão, próprio para este fim.
- cozinha, a boreste no salão central, com dois armários suspensos, em madeira com portas e venezianas.
- bancada da cozinha em fibra de vidro, pia com duas cubas, caixa para geladeira com isolamento integrada ao balcão da cozinha
- fogão de duas bocas e forno, de aço inox, basculante.
- placa de refrigeração com compressor eletrônico silencioso Elber com controlador-termostato digital
- gaveteiro e outros armários sob a bancada da cozinha
- prateleira em freijó para temperos e pequenos potes, sobre a bancada da cozinha
-  local para armazenagem de panelas sob o fogão  
- torneira com água pressurizada quente e fria e torneira com água bombeada.
- dois tanques de água tratada,um inox de 80 l sob o sofá de bombordo e o outro na proa de fibra com 150 l, totalizando 230 litros
- sistema de esgotamento com centralizador, para uma única saída de casco.
- mesa de navegação em madeira, louro frejó, com gaveta sob a tampa e gaveteiro lateral, e painel elétrico de doze posições e luminária ajustável em led de duas cores
- Duas vigias laterais e fixas de casco, sobre a cozinha e sofá da sala, que permite visualizar para fora do barco, sem necessidade de levantar-se ou desacomodar-se do sofá.
- Duas vigias por lateral e uma superior de abrir no convés, que permite uma perfeita ventilação e iluminação dentro da cabine central.
- Iluminação elétrica por luz fluorescente(substituidas por leds) e spots de anteparas com leds, com comandos independentes.
- Instalação de gás para o fogão, com paiol ventilado, com chave, no cockpit para dois bujões de 2 kg

Banheiro

- Banheiro em fibra de vidro laminado em peça única, com armários, sanitário Jabsco manual, torneira/chuveiro destacável, água pressurizada com água quente e fria e detalhes com acabamento em madeira.
- Anteparas externas e porta do banheiro em louro frejó.
- Vigia de abrir no banheiro, para iluminação e ventilação.
- Iluminação elétrica por fluorescente (substituida por leds)
- Assoalho em fibra de vidro com antiderrapante laminado, com divinycell e a vácuo. 
- bomba pressurizada para retirada de água do poceto após banho
- prateleiras no armário sob a pia 
 
Camarote de popa

- Camarote de popa com porta bipartida e veneziana, com espaço para movimentação de uma pessoa, independente da cama e armários.
- Cama de 2,10m X 1,85m, o que propicia dormir nos dois sentidos, tanto no proa, popa, como no bombordo, boreste.  Colchão de espuma com 8 cm espessura, densidade 33 e tecido aquablock, de alto padrão, próprio para este fim.
- Armário de madeira com cabideiro e com porta veneziana.
- Armários em fibra de vidro com acabamentos e portas de madeira.
- Armário em freijó na lateral ao longo da cama
- Luminária fluorescente (substituida por leds) e spot ajustável com leds 
- Ventilador 12V
 

Hidráulica

- Dois tanques de água, sendo um para 80 e outro para 150 litros, com comunicação e controle de distribuição.
- Bombas de esgotamento de porão uma elétrica com automático e uma manual.
- Abastecimento externo, por agulheiro e mangueira de polietileno cristal com trama de nylon, abraçadeiras em aço inox.
- Registros de casco de esferas.
- Água pressurizada na cozinha e banheiro, pia e chuveiro e chuveirinho no cockpit.
- Boiler para aquecimento da água nas pias da cozinha e banheiro
- tubulação de saída de água quente do motor em PVC comum do estaleiro substituída por aço inox

Elétrica

- Painel elétrico com disjuntores de doze posições, com amperímetro e voltímetro para controle das baterias
- Cabeamento em chicote pré-elaborado com conexões rápidas. Instalações elétricas 12V preparadas para receber VHF, CD-Player, piloto automático, Wind, chartplotter, geladeira elétrica
- Tomadas 12V (tipo “isqueiro” ) na mesa de navegação e cockpit
- Rede elétrica 110V com tomada de trapiche (shore power), carregador de baterias 110-220/12V - 20A, inversor 700W e tomadas 110V na mesa de navegação, cozinha, salão, camarote de proa e camarote de popa
- Duas baterias de serviço de ciclo profundo 115 Ah e uma do motor automotiva de 65 Ah (nova 2015), separadas, com chave geral de baterias (foram trocadas há 3 anos)
- placa solar flexivel Aurinco 25W para manter
  as baterias carregadas
- Iluminação interna por fluorescentes (substituidas por leds) e spots de anteparas por leds
- Luz para mesa de navegação em led branco e vermelho.
- Luzes de navegação, BB, BE e alcançado
- Luminária de tope da Optolamp em leds com luzes de navegação e de tope
- Luminária com luz de deck e luz de cruzeta (substituida por leds)
- Alarme de segurança tipo residencial 12V com sensor de presença sem fio na escada de acesso a cabine

Ancoragem e Salvatagem 


- âncora Bruce de 10 kg com 7m de corrente calibrada galvanizada a fogo 8mm e 40m de cabo 14mm
- âncora Fortress FX-11 com 3 m de corrente calibrada galvanizada a fogo 8mm e ??m de cabo 14mm
- 05 defensas G4 brancas
- diversos cabos de amarração de 14 mm
- oito salva vidas classe II, homologados pela Marinha
- bóia circular de salvamento com cabo flutuante, facho Holmes, pirotécnicos de sinalização e todos os demais equipamentos de salvatagem exigidos pela Marinha do Brasil, para classificação mar aberto

Diversos

- bote inflável em Hypalon de 2,0m Flexboat com dois remos de madeira e bomba de ar
- motor de popa Honda 2HP 4 tempos 2003, comprado zero, baixo uso
- carreta para guarda em seco em aço galvanizado
- capa integral para todo barco em tecido náutico acrílico Azul Pacífico
- capas em tecido náutico acrílico para bancos do guarda mancebo de popa, cana de leme, catracas, bímini, motor de popa, TV em Azul Pacífico
- churrasqueira aço inox importada Magma, com grelhas novas
- mesa de cockpit adaptável na cana de leme
- ponte em fibra para a instalação de carrinho de traveller no cockpit
- cabos, reparos, etc.
- material de cozinha (jogo de pratos e talheres, panelas, etc.)
- miscelânea de materiais.



Imagens 


Fotos do Tinguá. No canal veleirotingua do YouTube há alguns clips.





 As 4 fotos acima são de 28/04/14 e as abaixo de 08/05/2014.

 Cockpit com as almofadas

Entrada com instrumentos e sensor do alarme

Salão e cozinha

Salão e mesa de navegação

Cabine de proa

Cabine de popa com armários extra

Ampla cabine de popa



 Amplo toalete, com bomba para água do banho

Outra visão do toalete

Abaixo fotos gerais de datas diversas.

Na Iha Grande

 Na Praia do Tinguá

Numa regata do Circuito Oceânico de Santa Catarina

Regata próxima as pontes de Floripa

No Cruzeiro Costa Sul de 2009

Com a capa recebendo anti fouling pela primeira vez

Uma visão do bímini da Bailly (2011)


A carreta


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